Dicas referentes à leitura de textos - Estratégias de Leitura
Aqui vão algumas dicas que poderão auxiliá-lo na leitura de textos em inglês.
- Lembre-se que a leitura não é um processo de decodificação de palavra por palavra, sendo assim, não se prenda a cada palavra do texto. Concentre-se no contexto.
- Veja que a maioria das palavras, encontradas em um texto, são cognatas do português (palavras cuja forma escrita e significado são parecidos nas duas línguas), o que simplifica em muito a leitura de um texto.
- Cuidado com os falsos cognatos (palavras que têm significado diferente nas duas línguas). Exemplo: bond - significa vínculo, obrigação.
Os falsos cognatos têm que ser estudados e memorizados para que você não interprete o texto erroneamente. - Procure o significado geral do texto, isto é, sobre o que o texto trata. Isto ajuda na "filtragem" das informações mais relevantes.
- Quando encontrar uma palavra desconhecida, você não deve se preocupar primeiro com o seu significado. O primeiro passo é ver se a palavra é ou não importante para a compreensão do texto.
- Lembre-se que as palavras que aparecem diversas vezes no texto, ou estão em negrito ou itálico são palavras importantes para a compreensão do texto.
- Veja se a palavra está associada a um título, ilustração, etc., isto também é uma indicação de sua relevância.
- Procure entender a palavra usando o contexto onde ela se encontra.
- Lembre-se que quando lemos, estamos constantemente predizendo o que virá a seguir, tentando ver sentido no que foi lido, verificando hipóteses.
- Quando estiver estudando, use o dicionário apenas para encontrar o significado de palavras-chaves que você não conseguiu entender através do contexto. Certifique-se de ter escolhido o melhor significado, verificando o contexto em que ela se encontra.
Algumas estratégias são bastante difundidas para desenvolver a habilidade de leitura. Dentre elas podem ser citadas:
- Skimming - leitura rápida que tem por finalidade checar o sentido geral do texto, como ele está estruturado, e qual a intenção e/ou estilo do autor.
- Scanning - técnica usada para extrair apenas informações específicas do texto. Não requer uma leitura do texto como um todo.
- Inferência - técnica que permite a partir das informações do texto se chegar a conclusões lógicas.
- Identificação de cognatos
- Identificação de falsos cognatos (não se esqueça de criar uma lista de palavras em inglês e de seus correspondentes em português)
- Associação de palavras
- Organização das informações: idéia principal, detalhes e conclusão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.